Cenário brasileiro não tem boas expectativas tanto interna como externamente.
O Brasil vem passando por uma crise múltipla nos últimos anos. Essa crise se traduz na política, na economia, nas instituições democráticas e, por consequência, na qualidade de vida da população.

Quando falamos em crise política, falamos de um cenário em que os diferentes agentes políticos do país têm, cada vez mais, disputando-se em torno de seus ideais e correntes, não chegando a um consenso ou ponto comum, o que inviabiliza e traz lentidão a diversos setores fundamentais da sociedade, como a saúde e a população, por exemplo.
A Operação Lava-Jato tem mostrado ao país que a corrupção dos políticos e de alguns empresários brasileiros é responsável por minar bilhões de reais do patrimônio público. Dinheiro este que deveria ser investido no povo, e que acaba “escorrendo pelos ralos”, direto para os bolsos dos políticos corruptos.
Esta crise política e esse caos de corrupção tem influenciado sobre a economia brasileira. O país já não goza mais da confiança dos investidores internacionais, o que acarreta em uma queda brusca das importações, exportações e do PIB nacional, que tem apresentado queda, sinal de recessão.
Para piorar o cenário todo, o sistema de governo no Brasil tem apresentado uma severa crise institucional. Com uma presidenta deposta e com parlamentares que, mesmo presos, ainda conseguem exercer a função, os brasileiros já não sabem mais em quem confiar. Tampouco sabem os próprios políticos, que brigam entre legislativo e judiciário para fazer valer suas pautas e definições.
Quando resolvemos olhar para fora de nossas fronteiras, as perspectivas também não são nada boas. O polêmico presidente americano Donald Trump possui medidas altamente restritivas e protecionistas com relação a outros países. As taxas de alfândega e de importação nos Estados Unidos devem aumentar consideravelmente.

Visto que os EUA são um dos principais parceiros econômicos do Brasil, o resultado dessas limitações por parte dos americanos nos nossos índices financeiros pode ser catastrófico. Trump tem ainda limitado os vistos de estrangeiros, inclusive brasileiros, nos Estados Unidos.
Mas nem tudo são sombras neste contexto. A inflação já tem apresentado queda, e as reformas previdenciária e trabalhista prometem dar incentivos ao crescimento da economia. As propostas também são polêmicas, principalmente no que diz respeito aos direitos da população. No entanto, os investidores e empresários tem visto o setor com bons olhos.
Gostou do post?! Curta... Comente... Compartilhe... Espalhe a informação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário