O mercado automobilístico é um dos que mais sofrem diretamente com os efeitos da crise mundial e brasileira, mas a previsão para 2018 é otimista.
Após atingir números muito baixos de produção e vendas, a perspectiva é de mudanças em curto prazo, com um tímido processo de reconstrução de mercado, através da retomada da confiança de empresários e consumidores com a economia. Mas tudo depende de melhores definições políticas e econômicas, que permitem uma reação do sistema financeiro, sobretudo do controle da inflação.
Tendências para 2018
As mudanças de seu comportamento do consumidor estão cada vez mais evidentes. Hoje ele permite conhecer e comprar carros de outras marcas além das mais tradicionais, incrementando a concorrência.

Há uma vasta lista de tendências para o mercado automotivo, mas algumas despontam como certa entre os especialistas. Uma delas é a modalidade compartilhada, que vem ganhando espaço com a necessidade cada vez mais coletiva de proteção ambiental. Como os combustíveis são considerados um dos principais vilões dos problemas ambientais e a sociedade e empresas buscam alternativas para amenizar esse impacto negativo. Duas delas já estão em práticas, como o sistema de caronas, com o carro compartilhado entre pessoas que vão para a mesma direção num só veículo, e os combustíveis alternativos, mais baratos e menos poluentes.
Também influenciado pela sustentabilidade, os carros tendem a ficarem mais leves, para consumir menos combustíveis. A diminuição é através do tipo de metal usado na estrutura e nas peças.
O Mundo Digital Automotivo
A mudança na forma de adquirir um automóvel também vem mobilizando o comércio e a indústria. Canais digitais e até entregas a domicílio prometem causar uma grande mudança na forma de se comercializar veículos.
Os carros mais compactos e de baixo custo ganham cada vez mais espaço e soam como uma boa alternativa para aquisição em mercados que vivenciam a crise com mais intensidade.

E mesmo em casos de carros mais baratos, atecnologia da conectividade V2V e V2X ganha cada vez mais espaço. Os carros ampliarão suas ações digitais e terão maior interação com o motorista, oferecendo entretenimento digital, assistência em caso de acidentes e identificação de objetos são algumas das ações.

Dentro dessa capacitação tecnológica há os carros autônomos, onde não há necessidade de dirigi-los. Eles serão capaz de ir ao local determinado, atendo a todas as comuns interrupções do trânsito, e com segurança.
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