A tecnologia está tão ligadas a nossas vidas que é quase impossível imaginar um mundo em que ela não exista. A tecnologia está em nossos celulares, em nossas ferramentas de trabalho, na forma como nos entretemos, na forma como nos comunicamos (em uma escala global), em nossos carros e em diversas outras esferas da vida.
Diante disso, e com inovações tecnológicas cada vez mais rápidas e impactantes, surge a pergunta: como será o mundo daqui 50 anos? É esta pergunta que responderemos abaixo.
Ascensão das fontes energéticas sustentáveis
Com as tecnologias cada vez mais disseminada, o consumo de energia, fonte de funcionamento das mesmas, cresce em escala impressionante, levando a diversos problemas ambientais e sociais, como erosão da camada de ozônio pela queima de combustíveis fósseis, alagamentos que resultam na expulsão de comunidades locais para a construção de usinas hidrelétricas.
Daqui alguns anos estes problemas não irão mais existir, pois as principais fontes de produção de energia será o sol e o vento, fontes limpas e que não causam prejuízos ao meio ambiente.
Carros autônomos
Apesar de hoje já existirem carros que consomem o mínimo de combustível, são extremamente seguros e mesmo capazes de dirigir sozinho, como os da marca sueca Volvo ou da famosa Tesla, o congestionamento e perda de espaço público para a construção de vias em grandes centros urbanos são grandes problemas em grandes cidades.
Daqui a 30 anos, espera-se que os automóveis não só sejam mais tecnológicos e interconectados entre si, evitando acidentes e mortes, mas que também sejam compartilhados, reduzindo o tráfego em todo o mundo. Exemplo de um carro da Tesla, que detectou um acidente de trânsito e acionou os freios do carro até sua parada total em segurança (veja o vídeo do acidente aqui).
Agricultura
Com uma população cada vez maior, a demanda por alimentos se intensifica, o que na prática significa desmatamento para o plantio e uso de agrotóxicos para melhorar a produtividade, prejudicando o meio ambiente.

Com a evolução da biogenética, sementes mais resistentes e adaptáveis a diferentes meios serão desenvolvidas, juntamente com equipamentos que facilitam o plantio e a colheita e sistemas de irrigação mais eficientes.
Educação para todos
Mesmo que a educação seja um direito universal e o motor propulsor para a redução da desigualdade e aumento da riqueza dos países, ela ainda não é para todos. Com dispositivos de acesso à internet cada vez menores e mais baratos, bem como de cidades inteligentes, milhões de pessoas poderão ter acesso a educação de qualidade.

Esses quatro pontos da evolução tecnológica são apenas alguns de uma longa lista que inclui realidade virtual, inteligência artificial, moedas virtuais e nanotecnologia aplicada à medicina.
Gostou do post?! Curta... Comente... Compartilhe... Espalhe a informação! Nosso futuro nós que fazemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário